A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI, por meio desta nota posiciona-se publicamente contrária ao que foi deliberado no âmbito da Universidade Federal do Piauí – UFPI, durante reunião do Conselho Universitário – CONSUN, ocorrida na última terça-feira,18 de janeiro de 2022. A ADUFPI defende a certificação vacinal para o retorno gradual e seguro das atividades no âmbito da UFPI.
É com preocupação que recebemos essa votação no CONSUN, principalmente, neste momento em que o risco de contágio por variantes da Covid-19 bem como do vírus da Influenza começam a ascender em todo o estado do Piauí. A Diretoria da ADUFPI, é favorável ao retorno das atividades na UFPI, com a condição de que o mesmo seja feito com segurança e respaldo na ciência.
A UFPI, não apresentou critérios sanitários seguros o suficiente para resguardar a integridade física da categoria docente, dos discentes, bem como todo o quadro de funcionários, técnicos administrativos e terceirizados. As questões referentes ao funcionamento do restaurante universitário, da residência universitária e a crise no transporte público de Teresina, são dúvidas ainda sem respostas e que deixam toda comunidade acadêmica em desinformação.
Somos a favor da vida e da valorização da ciência, portanto, acreditamos que a não adoção de medidas essencias de segurança e prevenção contra Covid-19 vai em desencontro com o que preconiza a ciência e põe em risco a vida das pessoas caso o retorno de atividades seja feito nestes moldes, visto que esses protocolos já são estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Piauí.
A ADUFPI seguirá em luta para reverter esse retrocesso que põe em risco o maior patrimônio que a instituição deve primar: A vida!
ADUFPI em tempos de luta