No ano de 2020, assim que as atividades do sindicato foram retomadas de forma gradual, vimos a necessidade de promover um encontro formativo a respeito de como se prevenir da Covid-19 e estabelecer protocolos sanitários em nossa sede administrativa para dar continuidade aos trabalhos de atendimento e funcionamento na ADUFPI.
Hoje, estamos em outro momento da pandemia, no qual a vacinação avança, mesmo que a passos lentos, e já é possível vislumbrar uma melhora no quadro epidemiológico do Piauí. No entanto, o risco de contaminação e adoecimento por Covid-19 ainda é grande, e os cuidados precisam ser reforçados.
Na manhã desta quarta-feira, dia 1 de setembro, a ADUFPI realizou um novo encontro de capacitação de quadro de funcionárias (os) e parceiras (os) a respeito de uma Análise Epidemiológica da situação do Piauí diante da pandemia de Covid-19. O convidado, Professor Emídio Marques, representante da ADUFPI no Conselho Regional de saúde do Piauí, destacou que o surgimento e crescimento da presença de novas variantes de preocupação, como a Delta, acende um alerta,pois, a pandemia ainda não acabou e novos cenários de transmissão e risco podem surgir.
Marli Clementino, atual Presidenta do sindicato elucidou que é dever da ADUFPI encadear ações que visam mitigar a propagação do vírus nas dependências da associação, assim como incentivar boas práticas de prevenção contra a Covid-19, tendo sempre como prioridade o respeito a vida e o bem estar de todas as associadas e associados, fazendo da ADUFPI um agente formador que dialoga com a toda categoria e a sociedade.
Em entrevista ao sindicato, o Professor Emídio Marques ainda destaca que o elevado patamar de risco de transmissão do vírus Sars-CoV-2 pode ser agravado pela maior transmissibilidade da nova variante e destaca a necessidade de combinar vacinação com o uso de máscaras, incluindo campanhas e busca ativa. A análise confirma também a reversão no processo de rejuvenescimento da pandemia no Brasil. Novamente, as internações em leitos de UTI para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, o número de óbitos concentram um maior número de idosos.
“ A variante delta é uma mutação do vírus Sars-Cov-2 na qual consegue infectar um indivíduo com mais facilidade, e a pessoa infectada tem uma carga viral cerca de mil vezes maior em relação ao vírus original. Além disso, a chance de adoecimento pela Variante Delta é duas vezes maior que a do vírus anterior. E aqui no Piauí, voltamos a ter um aumento na procura nas UBS em função de síndromes gripais, procura por testes e, na semana, tivemos um aumento de 34% na taxa de positividade pelo exame para Covid. Então, atualmente, temos mais vírus circulando pela cidade de Teresina”.
Portanto, para além de chamar atenção para a importância das medidas preventivas contra a Covid-19,é válido reforçar que não é a hora de baixarmos a guarda. O uso adequado de máscaras, higiene constante das mãos, evitar aglomerações somados ao processo de imunização ainda são as melhores armas contra o novo coronavírus. A ADUFPI reforça seu compromisso na luta coletiva contra o vírus e agradece a presença de todas e todos na capacitação desta manhã.
ADUFPI em tempos de luta!
Notícias
ADUFPI encerra Outubro Rosa com ação de acolhimento e informação sobre prevenção e a saúde da mulher
No encerramento das atividades do Outubro Rosa, nesta quinta-feira, dia 31 de outubro de 2024, a ADUFPI, por meio do Projeto Vida Flor, realizou