Pular para o conteúdo

ADUFPI realiza seu primeiro Seminário de Formação Sindical com presença efetiva de todas as regionais e convidados externos

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2024, a ADUFPI promoveu o I Seminário de Formação Sindical, reunindo a categoria docente em um espaço privilegiado para pensar os rumos do magistério superior e EBTT, bem como a carreira docente e os desafios pela luta da educação. O evento contou com a valiosa participação de representantes da multicampia – Bom Jesus, Floriano, Parnaíba e Picos –, em um momento de troca e construção coletiva  e destacou a força de uma ação sindical articulada e integrada.

O Seminário trouxe à mesa temas de extrema relevância para a educação pública e a prática docente, como os desafios da carreira, política educacional e a luta por uma educação inclusiva, a necessidade de combater o racismo estrutural e a importância de integrar questões de gênero às práticas pedagógicas. Cada um desses tópicos demanda reflexões profundas. Que universidade estamos construindo? Ela realmente acolhe as diferenças? Está preparada para enfrentar desigualdades históricas e proporcionar um espaço onde a diversidade seja não apenas aceita, mas celebrada? Quais políticas educacionais estão de fato em curso no nosso país?

Discutir carreira docente vai além da busca por condições de trabalho dignas. Trata-se também de compreender o papel do(a) professor(a) como agente de transformação social, questionando estruturas que perpetuam desigualdades e propondo alternativas que priorizem a justiça e a equidade. Debater racismo e gênero no contexto acadêmico, por sua vez, exige coragem para desconstruir privilégios e criar um ambiente que valorize diferentes narrativas e trajetórias.

A ADUFPI agradece profundamente às(aos) palestrantes e moderadoras(es) que engrandeceram este momento de formação: o professor Breno Ricardo Guimarães (UFMT/ADUFMAT/ANDES), a professora Gilcelene de Brito Ribeiro (IFPI/SINDIFPI), a professora Elaine Nascimento (UFPI/FIOCRUZ), a professora Letícia Carolina (UFPI/ANDES), a professora Lucelma Silva Braga (Base da APRUMA/UFPMA) e a nossa presidenta, professora Escolástica Santos. Reconhecemos também o trabalho fundamental das(os) mediadoras(es) das mesas, professor Kelson Vieira (ADUFPI/UFPI), professora Bárbara Johas (ADUFPI/UFPI) e professora Maria da Penha Feitosa (Regional de Floriano ADUFPI/UFPI), que contribuíram para o sucesso do evento. Bem como agradecemos às responsáveis pela organização do evento  nossas diretoras de cultura professora Socorro Solano, comunicação Edivânia Lima e sede Naise Caldas. 

Este Seminário não foi apenas um encontro, mas um chamado à ação. Refletir sobre os desafios da docência, da inclusão e da justiça social é um passo essencial, mas insuficiente sem engajamento prático. Mais do que nunca, precisamos de uma categoria unida, disposta a enfrentar os retrocessos e a avançar na construção de uma educação que realmente transforme vidas. Como bem disse a educadora Bell Hooks, “a educação como prática da liberdade é um ato de coragem”. Que essa coragem siga guiando nossos passos na luta por uma universidade pública, democrática e verdadeiramente inclusiva.

 

Confira nossa galeria de fotos: