Apresentação

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) comemora, em 2019, os 40 anos de sua fundação. Diante de tal data significativa homenageamos a trajetória de lutas travadas por esse Sindicato, em favor do crescimento da Universidade Federal do Piauí e da qualidade de uma educação superior pública e gratuita, atendendo aos anseios da sociedade piauiense.
 
Antes, um breve histórico de sua criação. A seção sindical teve origem em Assembleia realizada em 12 de junho de 1979. Na ocasião, o professor Fernando Gomes Correia Lima enfatizava a necessidade da criação da Associação enquanto “forma de organização de classe” e atentava para o fato de que “em quase todas as Universidades já havia sido criada Associações Docentes e que já existia um movimento visando a criação de uma Federação Nacional de Associações de Docentes Universitários”. Diante de um movimento de organização nacional de professores universitários, em 11 de setembro do mesmo ano ocorreu a primeira eleição para Diretoria, onde o pleito de 138 votantes elegeu a Chapa Unidade. A primeira Diretoria tinha como presidente o professor Luís Ubiraci de Carvalho. Em edição especial comemorativa de agosto de 2011, o professor Ubiraci Carvalho rememorava que naquele momento “Estávamos na posição de dirigentes, defendendo os interesses dos professores, mas pensando também na universidade como um todo”.
 
Ao longo dos últimos 40 anos, muitas lutas foram empreendidas. A universidade Federal do Piauí visivelmente cresceu em sua estrutura física e em quantidades de servidores(as) que constroem a instituição. Sempre em diálogo com os técnicos, estudantes, servidores terceirizados, docentes e outras entidades representativas, a ADUFPI hoje é um sindicato consolidado e respeitado pela sociedade piauiense, em virtude das lutas travadas em favor da educação e do empenho pelo crescimento do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Piauí. Todas as gestões que passaram ao longo dos últimos 40 anos plantaram as sementes do diálogo, da luta diária, do engajamento e da solidariedade, além da defesa da importância dos sindicatos como entidades representativas dos anseios coletivos e da garantia dos direitos historicamente conquistados pela classe trabalhadora em luta desse país.
 
Diante do atual cenário de ataques aos sindicatos e entidades representativas, faz-se ainda mais importante esta homenagem, pois há uma pública campanha difamatória sobre a importância das entidades representativas como o espaço de garantia dos direitos dos trabalhadores, além de ataques sistemáticos aos educadores desse país. Apesar disso, o momento é de homenagem e de comemoração por todas as conquistas da ADUFPI nos últimos 40 anos! Os desafios estão postos em defesa da diversidade étnica, religiosa, política, sexual, e que demandam da nossa associação docente a luta diária e incansável pela garantia do respeito ao outro e a construção de uma universidade que precisa ser pública e gratuita, para que outros atores sociais possam ter a oportunidade de concluir um Ensino Superior e retornar à sociedade com conhecimento ampliado de mundo, bem como valores éticos, morais, e que só são aprendidos a partir da valorização dos nossos espaços públicos, das nossas instituições de ensino e dos nossos educadores.
 
Com o apoio das Regionais de Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus, de todo o nosso corpo de funcionários e colaboradores, além da sociedade piauiense, a ADUFPI se manterá em sua luta sindical, em defesa de uma universidade pública e gratuita, em prol do avanço da “balbúrdia” do ensino, da pesquisa e da extensão! Os sindicatos não passarão pois a nossa história não começa hoje e nem terminará amanhã! Os que vilipendiam a memória dos sindicatos do nosso país não apagarão o que está na consciência e na experiência de luta de milhares de trabalhadores que antes de qualquer coisa, aprenderam a resistir e persistir!

Endereço

Av. Universitária, 391 – Ininga, Teresina/PI – CEP: 64049-550

Telefones

Secretaria: (86)3233-1110

E-mail

secretaria@adufpi.org.br

Redes Sociais