• ÚLTIMAS
728 x 90

Alunos da UFPI e convidados realizam pinturas em grafite nos muros da instituição e pedem ajuda para continuar o projeto

  • In Geral
  • 14:15, Mai 05
  • 126 visualizações

Os muros da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus Ministro Petrônio Portela ganharam arte e estilo através de uma iniciativa realizada durante o 1º encontro nacional de grafitti. O encontro teve por objetivo reunir artistas de rua de todo o país para trocar experiências e culturas por meio do grafite e aconteceu de 27 de abril à 1º de maio na UFPI.

Marcos Batista é estudante de Pedagogia da UFPI, represente do grupo Arte Urbana no Piauí, foi quem idealizou e organizou o evento junto a Superintendência de comunicação da universidade e a ideia surgiu na tentativa de trazer o movimento de rua para dentro da academia. “O mutirão foi idealizado através de um projeto de extensão que escrevi, com o objetivo de realizar troca de experiências entre os grafiteiros de Teresina e de outros estados e também para transformar os muros da UFPI em pontos de arte e sociabilidade”, concluiu o estudante.

Os muros grafitados em torno da instituição foram pintados com tinta de fundo, para que os grafiteiros realizassem a arte. Durante o mutirão foram ministradas oficinas de break music, pintura dos painéis, palestras com grafiteiros, dança de rua, feiras de produtos customizados e contou com a participação de artistas do norte e nordeste do país.

O idealizador ressalta ainda que o projeto não visa somente o grafite, o grupo também realiza intervenções que se estendem para as comunidades, como o sonho de construir e estruturar uma biblioteca pública na comunidade Vila Jerusalém, região carente da cidade e que sofre com a falta de arte, cultura e lazer.

Marcos explica que para continuar com o projeto do grafite nas ruas e com as intervenções nas comunidades o grupo precisa de doações. Para que seja organizada a próxima edição eles esperam a contribuição da sociedade, poder público e empresas privadas. “Meu sonho é não deixar morrer nosso projeto, quem puder ajudar com espaço para realização da arte, material de uso ou alojamento para os convidados da próxima edição do mutirão de grafite, só precisa nos procurar, ficaremos felizes em contribuir com mais arte na cidade”, disse marcos.

Os interessados em ajudar nos projetos do Arte Urbana Piauí podem entrar em contato pelo telefone (86) 99937-5638 e falar com o representante do projeto.

 

Deixe seu comentário