CONFUSÃO NO ENEM, NA COPESE E REITOR

Out. 2, 2009, 4:06 p.m.

 

 

CONFUSÃO NO ENEM, NA COPESE E REITOR LUIZ JUNIOR NA EUROPA

 

1. VITÓRIA DA DEMOCRACIA: REITOR LUIZ JUNIOR É INTIMADO A RESPEITAR A VONTADE DO CT

 

A Juíza Federal, MARINA ROCHA C. BARROS MENDES, através de Mandado de Segurança, determinou ao Reitor LUIZ JUNIOR que “conheça das listas tríplices enviadas pelo Centro de Tecnologia e, com a composição ali presente, escolha os ocupantes da Direção e Vice-Direção do aludido Centro”. Vale lembrar que a Juíza estabeleceu prazo de 10 dias para o cumprimento integral da sentença. Clique aqui e veja.

 

COMENTÁRIOS DO OBSERVATÓRIO:

 

Mais uma vez, fica evidenciado que o Reitor LUIZ JUNIOR NÃO SABE TUDO, NEM PODE TUDO, apesar de o Reitor pensar que SABE TUDO E PODE TUDO. Ainda bem que ele NEM SABE E NEM PODE TUDO.

 

Relembrando aos nossos leitores, destacamos que o Diretor LEGITIMAMENTE ELEITO pela Comunidade Acadêmica do CT foi o Professor MAURÍCIO PEREIRA DO REGO MONTEIRO, tendo como companheiro de chapa o Professor FERNANDO DRUMOND RIBEIRO GONÇALVES.

 

Mesmo com os resultados das urnas, o Reitor LUIZ JUNIOR resolveu desconsiderar a vontade da Comunidade Acadêmica do CT e nomeou como Diretor Pró-Tempore, o Professor PEDRO WELHINGTON, gerando grande FRUSTRAÇÃO no Centro de Tecnologia. ISSO FOI UMA VIOLÊNCIA CONTRA A DEMOCRACIA E A VONTADE POPULAR. Ainda bem que a Justiça Federal, mesmo contra a vontade do Reitor, reparou a atitude antidemocrática do Reitor LUIZ JUNIOR, o que já é algo enraizado no seu ser.

 

Observem algumas das arbitrariedades praticadas pelo Reitor LUIZ JUNIOR e que foram desfeitas pela Justiça e pelo MPF:

 

- APOSENTADORIA DE PROFESSOR: DECISÃO JUDICIAL

- SUSPENSÃO DE OBRA EM PARNAÍBA: DECISÃO JUDICIAL

- SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO: DECISÃO JUDICIAL

- RETORNO DE PROFESSOR À SALA DE AULA: DECISÃO JUDICIAL

- POSSE DE DIRETOR ELEITO: DECISÃO JUDICIAL

- RETIRADA DE PARENTES: RECOMENDAÇÃO DO MPF

- RETIRAR PROFESSOR DE COMISSÃO DE PROCESSO DISCIPLINAR: DECISÃO JUDICIAL

- PUBLICAÇÃO DE ATOS DA REITORIA: RECOMENDAÇÃO DO MPF

 

A continuar dessa forma, a democracia, transparência e normalidade jurídica na UFPI, só com INTERVENÇÃO.

 

 

2. ENEM E UFPI: NÃO FOI POR FALTA DE AVISO

 

Quando o Reitor autoritariamente impôs ao CONSUN, conselheiros detentores de funções gratificadas de livre nomeação do Reitor, uma adesão atropelada ao ENEM, sem uma reflexão crítica sobre os resultados disso, alguns conselheiros alertaram para os perigos. O conselheiro JOAQUIM GONÇALVES NETO foi um dos que pediu aos demais conselheiros que rejeitassem a proposta da COPESE, pois nem mesmo o Presidente da instituição demonstrava segurança sobre as consequências da adesão. O próprio Vice-Reitor fez um pronunciamento chamando de "loucura" a adesão a toque-de-caixa. O conselheiro JOÃO XAVIER, ex-pró-reitor, com a experiência de quem conhece muito a UFPI, também pediu muita cautela e prudência naquele momento. Porém, o Reitor usou sua maioria para derrotar todas essas posições. Não pensou no interesse da UFPI, mas na sua obediência ao MEC e na ADULAÇÃO ao Ministro. Agora, quando um mar de lama aparece e grandes universidades como USP e UNICAMP rompem com o ENEM, o Reitor finge que não tem nada a ver com isso. Demite o Presidente da COPESE, para desviar a atenção e bota a bomba nas mãos de outro. É o estilo dele, mas a ADUFPI e o OBSERVATÓRIO não se rendem. O povo brasileiro acaba de ter um prejuízo de 30 milhões de reais. Quem vai pagar por isso? O OBSERVATÓRIO denuncia: qualquer prejuízo que os estudantes piauienses e a sociedade piauiense sofrerem nesse assunto, a culpa é do AUTORITARISMO IRRESPONSÁVEL do Reitor LUIZ JUNIOR.

 

3. A QUEDA DO BOM DISCÍPULO

 

O OBSERVATÓRIO ADUFPI, há muito, vem denunciando que as coisas não andam bem na COPESE (ANTIGA COPEVE). O que é de se lamentar, pois, esse é um setor primordial na interface da UFPI com a sociedade piauiense e brasileira.

 

Agora, toda a Comunidade Acadêmica e Piauiense foi surpreendida com a exoneração do Presidente da COPESE, KILPATRICK MULLER, O BOM DISCÍPULO DE SAULO SERPA, ex-presidente da COPEVE (HOJE COPESE).

 

COMENTÁRIOS DO OBSERVATÓRIO:

 

Um fato como esse não pode ficar na OBSCURIDADE. A Sociedade Piauiense e a Comunidade Acadêmica precisam de uma explicação oriunda do próprio Reitor LUIZ JUNIOR a respeito dos fatos motivadores dessa exoneração, principalmente neste momento em que o Brasil acompanha perplexo “O ESCÂNDALO DO ENEM”. O que está verdadeiramente acontecendo na COPESE? A Sociedade Piauiense merece mais respeito por parte do Reitor LUIZ JUNIOR. SERÁ QUE O VÍRUS “EU NÃO SABIA” VOLTOU A ATACAR?

 

EM TEMPO:

 

O OBSERVATÓRIO ADUFPI ficou sabendo que no dia 08/10/09 haverá reunião do Conselho Universitário. O destaque da convocação é o primeiro ponto de pauta: AFASTAMENTO DO REITOR LUIZ DE SOUSA SANTOS JUNIOR PARA UMA VIAGEM À EUROPA.

 

Será que dessa vez as funções estatutárias e regimentais do Vice-Reitor serão respeitadas?

 

É bom que se diga que o OBSERVATÓRIO ficará atento se dessa vez será divulgada a(s) SPD(s) desta viagem, assim como o objetivo da viagem com seu respectivo relatório. O Reitor irá sozinho ou acompanhado? Se for acompanhado, quem será o(a) acompanhante? O OBSERVATÓRIO trocará e usará LENTE NOVA na sua lupa, já que, a Europa é bem mais longe que Bom Jesus.

 

 

 

Ass.

 

OBSERVATÓRIO ADUFPI

 

Comente agora

Busca Adufpi

Sistema Adufpi

Contatos Adufpi

Último Informativo

Informativo Adufpi 2017

Adufpi Facebook

Links Úteis