NOTA DE PESAR - Contra o descaso ocorrido com o Museu Nacional

Set. 4, 2018, 5:25 p.m.

No domingo, 02 de setembro de 2018, todos nós assistimos ao incêndio que devastou 90% de todo o acervo histórico do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Quase sem acreditar, víamos o fogo consumindo toda a estrutura do prédio e, ao mesmo tempo, crescia a indignação pelo histórico descaso com as instituições de memória desse país. 

As informações que chegavam pela mídia davam conta dos reiterados apelos dos funcionários da instituição por uma restauração urgente da estrutura com mais de 200 anos de existência e das negativas recebidas, sob a alegação de cortes no orçamento público e a ausências de recursos para cuidar do acervo, composto, sobretudo,  por coleções de paleontologia, zoologia, antropologia, arqueologia, botânica, entomologia e outros acervos da cultura indígena e africana.  

Não podemos deixar de ressaltar que o ocorrido no Museu Nacional é resultado da precarização do Estado Brasileiro e do contingenciamento dos recursos públicos em educação, saúde e, no caso em especial, na ausência de políticas de preservação do patrimônio material e imaterial do país.

Enquanto entidade classista, a diretoria da ADUFPI  compreende que a partir do golpe político, institucional, midiático ocorrido em 2016, tem se apresentado uma política de desmonte do Estado nacional, que avança à revelia das vontades dos cidadãos e agridem os direitos e as garantias constitucionais  e, no episódio do Museu Nacional, apagam à fogo e à toque de caixa o patrimônio e a memória histórica da  nação. 

A ADUFPI manifesta publicamente seu repúdio ao descaso público com a cultura, com a desvalorização do patrimônio por parte dos agentes públicos, com a história da nação e se solidariza com o conjunto de pesquisadores, professores, funcionários e alunos do Museu Nacional.

Juntos somos mais ADUFPI

A Diretoria

Comente agora

Busca Adufpi

Eleições Adufpi 2018

Sistema Adufpi

Contatos Adufpi

Último Informativo

Ações 2016-2018

Adufpi Facebook

Links Úteis