DELEGADOS E OBSERVADORES DA ADUFPI PARTICIPARÃO DO 37º CONGRESSO DO ANDES-SN NA CIDADE DE SALVADOR NA BAHIA

Jan. 21, 2018, 12:37 p.m.
Entre os dias 22 e 27 de Janeiro de 2018 acontecerá na cidade de Salvador da Bahia de todos os Santos o 37º Congresso do ANDES - SN. Nesta edição do Congresso, a ADUFPI será representada por 11 delegados e 7 observadores/suplentes. A escolha dos delegados e observadores se deu desde a segunda quinzena do mês de novembro e encerrou ontem (18/01/2018), com assembleia específica para escolha de dois observadores/suplentes de Teresina ( ver documentos ao final da matéria). 
 
Com o tema “Em defesa da Educação pública e dos direitos da classe trabalhadora. 100 anos da reforma universitária de Córdoba”, os docentes eleitos da ADUFPI irão discutir e deliberar sobre teses que, ao longo de 2018, irão subsidiar as ações do Sindicato Nacional.
 
Neste ano, a Diretoria da ADUFPI participou ativamente na construção e assinatura de textos que tratam sobre os mais diversos temas, tais como: 1-Reorientação do Andes na luta em relação às contrarreformas do governo Temer; 2 - Em defesa da Universidade Pública; 3 - Retorno de uma política pública de financiamento da  ciência e tecnologia e 4 - Na luta em torno dos colégios técnicos, institutos federais, colégios de aplicação e da carreira EBTT. 
 
Segundo Jurandir Lima, Diretor Presidente da ADUFPI, nesta edição do Congresso, "a ADUFPI teve o cuidado de discutir com os delegados e observadores os cadernos de texto e anexo de modo a pontuar e deliberar localmente as ações que serão defendidas por nossos delegados na plenária final. Em 2016 levamos para Brasília a maior caravana de professores associados para protestar contra o conjunto de reformas que atacam os trabalhadores (reforma da previdência, trabalhista, terceirização e congelamento de investimentos públicos por 20 anos). Agora, em 2018, estaremos presentes com uma das maiores delegações entre delegados e observadores para participar do congresso do ANDES – SN, de modo quanti e qualitativo, uma vez que muitos dos TR’s (Textos de Resolução) foram construídos e assinados por nossos representantes”.
 
De acordo com a delegada e Diretora Acadêmica e Cultural da ADUFPI, Lurdinha Nunes, "temas relacionados aos direitos humanos, questões de gênero e de raça estarão presentes nesta edição e nossa militância na área ajudará a fortalecer os debates,  que certamente irão acontecer nas comissões temáticas". 
 
Segundo Alexandre Medeiros,  Coordenador da representação Regional da ADUFPI de Bom Jesus, o Congresso do Andes será um demarcador importante das ações do nosso sindicato nacional durante o ano de 2018. Centralizar a luta na denúncia do “Golpe” e no “#ForaTemer” estará no horizonte das discussões de todos as comissões temáticas. Na área da educação, a centralidade da luta estará na defesa do ensino público, de qualidade e  socialmente referenciado e, nesse sentido, os debates em torno da reforma do ensino, da escola sem partido e da expansão e financiamento público do ensino privado estarão presentes nas comissões temáticas do Congresso.
 
Para Mairton Celestino, Diretor Sindical da ADUFPI, durante a realização do  Congresso, teremos a construção de alguns consensos, entretanto, pontos polêmicos, tais como moções de apoio ao direito de Lula lançar-se como candidato presidenciável em 2018; balanços em torno da filiação do Andes à CSP-CONLUTAS e a própria eleição da nova diretoria do Andes consumirão horas de debates.
 
A participação da Diretoria da ADUFPI no 37º Congresso do ANDES marcará também o encerramento das atividades da gestão “Somos ADUFPI”, um coletivo de professores da UFPI interessados na questão sindical, nos desafios da educação pública e no futuro da carreira docente, a nível local e nacional. Segundo Raimundo Moura, Vice-presidente, "ao longo desses dois anos, realizamos expressivas ações, na área política e sindical com atividades de organização e funcionamento das regionais, regularização dos repasses, participação em caravanas e reuniões em fóruns e coletivos de lutas com vários sindicatos e movimentos sociais. Já nas questões relacionadas à sede social, realizamos tantas outras ações, a exemplo da reforma da casa docente e da sede administrativa, construção de novos espaços (depósitos, padronização visual de todo clube social, espaço cabeça de cuia, salão de atividades esportivas, entre outros) e, até o inicio de Fevereiro, a entrega do espaço de saúde e atenção ao docente da ADUFPI.
 
 

Comente agora

Busca Adufpi

Sistema Adufpi

Contatos Adufpi

Último Informativo

Informativo Adufpi 2017

Adufpi Facebook

Links Úteis