• ÚLTIMAS
728 x 90

Portaria regulamenta progressão para classe de Professor Associado

  • In Geral
  • 19:35, Mai 26
  • 357 visualizações

A classe de Professor Associado, instituída pelo Governo Federal, por meio do Decreto nº 295, de 29 de maio de 2006, foi regulamentada com a publicação da Portaria nº 7,  do Ministério da Educação, na sexta-feira, dia 30 de junho de 2006. O assunto foi um dos pontos de discussão, na última reunião do Conselho Pleno da Andifes, realizada na terça-feira, em Salvador.

Conforme determina a Portaria, para progredir da classe de Professor Adjunto 4 para Professor Associado, o docente deve atender, cumulativamente, aos seguintes requisitos: estar há dois anos, no mínimo, no nível Adjunto 4, possuir título de Doutor ou Livre-Docente e ser aprovado em avaliação de desempenho acadêmico.

Esta avaliação será realizada por uma banca examinadora, a ser constituída pelo Conselho Superior da Instituição Federal de Ensino Superior. Entre as atividades a serem consideradas neste exame estão o ensino, a produção intelectual, produção de pesquisa, de extensão e de administração, além de representação em órgãos colegiados, de Ministérios ou em sindicatos. Atividades como orientação e supervisão, participação em banca examinadora, entre outras ações desenvolvidas na instituição, pelas quais o docente não receba remuneração específica, também serão observadas.

Leia a íntegra da Portaria nº 7, de 29 de junho de 2006, que regulamenta a progressão para a classe de Professor Associado, na Carreira de Magistério Superior das Ifes.

Nova proposta
As bases para uma nova carreira docente estão sendo preparadas pela Comissão de Política de Recursos Humanos da Andifes, sob coordenação do reitor Timothy Martin Mulholland. Este estudo será aprofundado e levado para discussão na próxima reunião do Conselho Pleno da Andifes, nos dias 10 e 11 de agosto, na Universidade Federal de Pernambuco.

Posteriormente, a proposta deverá ser apresentada para debate com a comunidade acadêmica, a classe docente, os sindicatos, entre outros atores envolvidos no tema. O objetivo é ampliar essa discussão para chegar até o final do ano, com uma proposta muito bem construída, a ser apresentada às autoridades.

Fonte: Andifes

Deixe seu comentário