Posse da diretoria da ADUFPI é prestigiada

Fev. 6, 2010, 11:05 a.m.

Posse da diretoria da ADUFPI é prestigiada por autoridades e representantes de sindicatos

 

            A noite desta sexta-feira foi bastante prestigiada na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI. A solenidade de posse da nova diretoria eleita da entidade para o biênio 2010/2012. O então presidente Francisco Cardoso começou a solenidade com um discurso emocionado, ao lado dos poucos diretores que o apoiaram durante os últimos meses, entre eles o vice-presidente Edmilson Moura, que nesta nova gestão passa a ser o diretor de finanças, o diretor de comunicação social, Magnus Pinheiro, eleito para o mesmo cargo e Antônio Marreiros. O novo presidente passa a ser o professor do Departamento de Geografia e Historia da UFPI, Mário Ângelo Meneses Sousa.

            Autoridades, como o Secretário Estadual de Segurança, Robert Rios, e o deputado federal Robert Rios, ambos do PC do B, o pré-candidato ao governo pelo PT, Antônio José Medeiros, o secretário Estadual de Meio Ambiente, Dalton Macambira, o secretário estadual de Saúde, Assis Carvalho, o presidente da FAPEPI, ex-presidente da ADUFPI e apoiador da chapa eleita, Prof. Dr. Acácio Veras, o presidente da FETAG, Evandro Luz, entre outros. Também presentes o vice-reitor da UFPI, Edwar Castelo Branco, o ex-reitor da UFPI, Prof. Pedro Leopoldino, o vice-reitor da UESPI, Prof. Nouga Cardoso, e muitos diregentes sindicais, como Raimundo Araújo, da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras - Fasubra, representante do Sindicatos dos Trabalhadores em Educação – SINTE, Maria dos Remédios, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação no Piauí - CNTE, o presidente do Sindicatos dos Jornalistas do Piauí, Luís Carlos Oliveira, Gervásio Santos, da Coordenação Nacional de Lutas – Conlutas, o presidente do DCE da UFPI, Cássio Borges, entre outros.

            A sede da ADUFPI estava tomada de docentes e convidados que foram prestigiar a cerimônia de posse da nova diretoria. Após muitos discursos, o presidente eleito, Mário Ângelo Meneses, saudou a todos e ressaltou o respeito que todos devem ter para com a entidade, que completou em 2009 30 anos de fundação e muitas lutas pela garantia dos direitos dos docentes da UFPI, que hoje conta com cerca de 1.600 professores, entre ativos e aposentados. A chapa 2 venceu a eleição no último dia 28 de janeiro, por quase 90 votos de diferença, numa eleição de participação de votantes histórica: 1090 professores compareceram às urnas.

            Mário Ângelo ressaltou que a sua gestão será marcada pela descentralização das ações, pela democracia interna, pela transparência e participação dos docentes, pela unidade na diversidade em defesa da categoria. “Uma de nossas primeiras ações será a realização de um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, tendo em vista que datas importantes, que elevem direitos humanos, não podem ser esquecidas pelo nosso Sindicato. Vamos pôr em prática o nosso compromisso com a carta-programa, como o direto livre de greve e de manifestação, vamos nos manter intransigentes na defesa permanente por melhores salários e vamos cobrar respeito aos docentes quando a administração superior da UFPI usar mecanismos de intimidação, ameaça ou manipulação dos docentes”, ressaltou.

            O pleito eleitoral da UFPI foi um dos mais acirrados dos últimos anos. A administração superior da UFPI trabalhou abertamente para impor na sucessão da ADUFPI um grupo ligado aos interesses da reitoria e para isso usou de vários artifícios, inclusive na Justiça, para impedir a livre manifestação sindical da diretoria, a autonomia e a vontade dos docentes nas assembleias gerais, fatos que foram bastante repercutidos e rebatidos pelo grupo que defende a autonomia sindical, por meio do polêmico Observatório da ADUFPI.     

 

 

Nova Diretoria da ADUFPI – Biênio 2010/2012:

Presidente - Mário Ângelo de Meneses Sousa – CCHL/ Geografia e História
1º Vice-Presidente - Joaquim Vaz Parente- CCS/Medicina
2º Vice-Presidente - Glauco Lima Rodrigues – Fisioterapia/Parnaíba
Secretário Geral - Leonardo Ferreira Soares- CCS/Farmácia
1º Secretário - Luiz Egito de Souza Barros- Letras/Picos
Diretor de Finanças - Edmilson Miranda de Moura – CCN/Química
1º Tesoureiro - Maria do Socorro Leite Galvão – CCS/Enfermagem
Diretor Acadêmico e Cultural - Maria Marlúcia Gomes Pereira - CCA/Veterinária
Diretor de Administração da Sede Social - Mário Lúcio da Costa Ferreira - CCN/Matemática
Diretor de Esportes - João Bosco Sérvio Filho - CCS/Educação Física
Diretor de Relações Sindicais - Daniel de Oliveira Franco - CCE/Pedagogia
Diretor de Imprensa e Divulgação - Magnus Martins Pinheiro - CCE/Comunicação Social

 

Mais informações: (86) 3233-1110 ADUFPI
Ass. de Comunicação (86) 9988-5050
CRÉDITO FOTOS: Márcia Cristina/Aldeia Com.

 

 

Comente agora

Busca Adufpi

Sistema Adufpi

Contatos Adufpi

Último Informativo

Informativo Adufpi 2017

Adufpi Facebook

Links Úteis