Seminário Nacional do GTPCEGDS começa em 24 de agosto

Ago. 22, 2017, 1:52 p.m.

O Seminário Nacional Integrado do Grupo de Trabalho de Política de Classe para questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do ANDES-SN será realizado na cidade de Pelotas (RS), entre 24 e 26 de agosto. O evento será composto pelo III Seminário Nacional de Mulheres, pelo II Seminário de Diversidade Sexual e pelo III Seminário de Reparação e Ações Afirmativas do Sindicato Nacional.

 

O Seminário Nacional Integrado do GTPCEGDS terá início, em 24 de agosto, com a Conferência de Abertura “Gênero, Raça e Classe: uma discussão interseccional”. Participarão do debate Eblin Farage, presidente do ANDES-SN, e Cláudia Durans, 2ª vice-presidente do Sindicato Nacional. O seminário será realizado em parceria com a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas (Adufpel – Seção Sindical do ANDES-SN).

 

Lila Luz, 1ª vice-presidente da Regional Nordeste I e uma das coordenadoras do GTPCEGDS, afirma que a procura pelo Seminário está sendo grande, e que o GT espera, com as discussões, consolidar posições sobre os temas abordados. “Esse seminário consolida um trabalho de um período, que vem desde a construção da primeira cartilha do GT, que recentemente foi revisada e reeditada, e também dos debates que fizemos no Congresso do ANDES-SN em relação aos casos de assédio. Estamos tentando consolidar, dentro do sindicato, o debate sobre as temáticas de gênero, diversidade sexual e raça. São temáticas que tem a ver com nosso cotidiano nas universidades e com a onda de ataque aos direitos sociais. Esse será um momento em que a gente pode socializar informações, sensibilizar pessoas e problematizar a retirada de direitos da sociedade”, ressalta.

 

III Seminário Nacional de Mulheres

 

No mesmo dia, terá lugar a Mesa Redonda “Feminismo Negro e Feminismo Trans”, do III Seminário Nacional de Mulheres, com a presença de Meire Reis, professora da Rede Estadual da Bahia, e Adriana Sales, da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Assim como nos seminários subsequentes, após a Mesa Redonda, haverá uma roda de conversa para apontar propostas de encaminhamentos e ações políticas para serem incorporadas na pauta e agenda de lutas do Sindicato Nacional.

 

II Seminário de Diversidade Sexual

 

No dia 25 de agosto, será realizada a Mesa Redonda “Políticas Públicas para a população LGBT e o combate a LGBTfobia nas Instituições de Ensino Superior”, do II Seminário de Diversidade Sexual do ANDES-SN, na qual falarão Qelli Rocha , da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Gean Santana, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), e Wilson Honório Silva, do Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (Ilaese).

 

III Seminário de Reparação e Ações Afirmativas

 

Já em 26 em de agosto, será realizada a Mesa Redonda “Por uma Universidade Pública e Plural: a luta por direitos para a população negra, indígena e quilombola”, com a presença dos debatedores Hertz Dias, do Movimento Nacional Quilombo, Raça e Classe, e de Alessandra Gasparotto, da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

 

GTs também se reúnem em Pelotas

 

No dia 27 de agosto, na sede da Adufpel-SSind, terá lugar a reunião conjunta do GTPCEGDS com os Grupos de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) e de Ciência e Tecnologia (GTC&T). A reunião conjunta é deliberação do 36º Congresso do ANDES-SN, e debaterá “as questões que envolvem a demarcação de terras indígenas, a biodiversidade e a pressão sobre os recursos naturais e energéticos de suas terras, bem como aprofundar a dívida ecológica”. O GTC&T também realizará reunião própria, na cidade gaúcha, em 26 de agosto.

 

FONTE: ANDES-SN

Busca Adufpi

Contatos Adufpi

Último Informativo

Informativo Outubro 2014

Adufpi Facebook

Links Úteis