São Luís recebe Encontro de Assuntos de Aposentadoria do ANDES-SN

Set. 22, 2017, 7:39 a.m.

A capital do Maranhão, São Luís, receberá o XIX Encontro de Assuntos de Aposentadoria do ANDES-SN nos dias 29 e 30 de setembro. O encontro é organizado pelo Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) do Sindicato Nacional e tem como tema “Aposentadoria como direito à vida, em tempos de ataques às conquistas dos trabalhadores”.

 

João Negrão, 2º tesoureiro e um dos coordenadores do GTSSA do ANDES-SN, ressalta que o Sindicato Nacional tem como concepção a necessidade de unidade entre docentes na ativa e aposentados na luta pelos assuntos de aposentadoria, e que toda a categoria pode e deve participar do encontro no Maranhão. “Vamos debater saúde docente, concepção de trabalho, alienação do trabalho e também das perdas que temos tido na aposentadoria. O encontro servirá para que a categoria possa refletir sobre sua aposentadoria, e não apenas no momento da aposentadoria. Refletimos com antecedência e lutamos para manter os direitos futuros”, afirma, lembrando que também haverá destaque para o debate das lutas dos docentes já aposentados.

 

Programação

 

O encontro inicia na sexta-feira, 29, no período da manhã, com credenciamento e apresentação cultural. Em seguida, terá lugar a conferência “As contrarreformas do Estado e seus impactos na vida do/a trabalhador/a docente”, com presença de Juliana Fiúza, 1ª vice-presidente da Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN. À tarde, acontecerá a mesa redonda “Impactos das condições de trabalho na saúde docente”, com participação de Denise Leda, docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Maria do Rosário de Fátima e Silva, docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ainda no dia 29, Carla Ribeiro, docente da UFMA, comanda a roda de diálogos “Quem é o/a docente aposentado/a”.

 

No sábado, 30, o encontro começa com a palestra “As pelejas jurídicas na conquista da aposentadoria”, com a presença de Guilherme Zagallo, assessor jurídico da Associação dos Professores da UFMA (Apruma – Seção Sindical do ANDES-SN). Em seguida, Rivânia Assis, docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), dará a palestra “Crédito consignado: potência inteiramente nova de expropriação do trabalho”. O encontro encerra com o painel “Alienação do trabalho, produtivismo e concepção do trabalho docente”, com a presença de Maria do Céu de Lima, docente da Universidade Federal do Ceará (UFC), Flávio Farias, docente da UFMA, e Epitácio Macário, 3º tesoureiro do ANDES-SN.

Fonte: ANDES-SN

Busca Adufpi

Sistema Adufpi

Contatos Adufpi

Último Informativo

Informativo Outubro 2014

Adufpi Facebook

Links Úteis