Nota de Pesar e Repúdio

Out. 4, 2017, 1:32 p.m.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI vem a público manifestar seu profundo pesar pelo prematuro falecimento do Professor Dr. Luís Carlos Cancellier, Reitor da UFSC, e se une aos técnicos, docentes e discentes da instituição ao tempo que se solidariza com familiares e amigos neste momento de sofrimento.  

Os acontecimentos que levaram ao falecimento do Prof. Dr. Luís Carlos Cancellier devem ser compreendidos à luz da atual conjuntura de esfacelamento do estado democrático de direito e de golpe parlamentar, consensualmente aceito por alguns setores judiciário e amplamente divulgado por uma mídia tendenciosa e vinculada ao capital internacional. Ao negar-lhe o direito constitucional de ampla defesa, o referido professor foi, em 14 de setembro de 2017, preso pela polícia federal por suposto ato de corrupção dentro da UFSC. Nos dias seguintes, o prof. Dr. Luís Carlos Cancellier seria afastado do cargo de reitor e, por fim, a pretexto de suposta obstrução na apuração das denúncias seria proibido de circular pelos espaços administrativos da universidade que, em carta, o mesmo afirma que ajudara a construir. 

Enquanto entidade classista vinculada à Educação, a ADUFPI conclama seus associados e associadas a estarem vigilantes aos ataques à autonomia universitária, aos desmandos do judiciário e cerceamento dos direitos individuais de ampla defesa.     

Quem ataca a autonomia universitária, ataca a sociedade.     

A Diretoria

Busca Adufpi

Sistema Adufpi

Contatos Adufpi

Último Informativo

Informativo Outubro 2014

Adufpi Facebook

Links Úteis