Delegação da ADUFPI participa do 37º Congresso do ANDES-SN em SALVADOR

Jan. 30, 2018, 3:20 p.m.

Durante os dias 22 a 27 de janeiro a delegação da ADUFPI participou do 37º Congresso do ANDES-SN. A Associação foi representada por 11 delegados e 7 observadores/suplentes. A escolha dos delegados e observadores se deu através de assembleia específica. O evento aconteceu em Salvador na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e foi considerado o maior da história do Sindicato Nacional, o congresso contou com a presença de 581 participantes, sendo 413 delegados, 122 observadores, de 82 seções sindicais, 10 convidados e 36 diretores.

Com o tema “Em defesa da Educação pública e dos direitos da classe trabalhadora. 100 anos da reforma universitária de Córdoba”, os docentes eleitos da ADUFPI discutiram e deliberaram sobre teses que, ao longo de 2018, irão subsidiar as ações do Sindicato Nacional.

Neste ano, a Diretoria da ADUFPI participou ativamente na construção e assinatura de textos que tratam sobre os mais diversos temas, tais como: 1-Reorientação do Andes na luta em relação às contrarreformas do governo Temer; 2 - Em defesa da Universidade Pública; 3 - Retorno de uma política pública de financiamento da  ciência e tecnologia e 4 - Na luta em torno dos colégios técnicos, institutos federais, colégios de aplicação e da carreira EBTT.

Em sua fala de encerramento, a presidente do ANDES-SN ressaltou que 2017 foi um ano com muitas lutas. “Esse Congresso, na nossa avaliação, é fruto de um ano intenso de mobilização. Há muito esse sindicato não tinha a presença de mais de 80 seções sindicais em um congresso nacional. Isso, certamente, é expressão da mobilização, do trabalho que esse sindicato desenvolveu em 2017”, afirmou.

A participação da Diretoria da ADUFPI no 37º Congresso do ANDES marcou também o encerramento das atividades da gestão “Somos ADUFPI”, um coletivo de professores da UFPI interessados na questão sindical, nos desafios da educação pública e no futuro da carreira docente, a nível local e nacional. Segundo Raimundo Moura, Vice-presidente, "ao longo desses dois anos, realizamos expressivas ações, na área política e sindical com atividades de organização e funcionamento das regionais, regularização dos repasses, participação em caravanas e reuniões em fóruns e coletivos de lutas com vários sindicatos e movimentos sociais. Já nas questões relacionadas à sede social, realizamos tantas outras ações, a exemplo da reforma da casa docente e da sede administrativa, construção de novos espaços (depósitos, padronização visual de todo clube social, espaço cabeça de cuia, salão de atividades esportivas, entre outros) e, até o inicio de Fevereiro, a entrega do espaço de saúde e atenção ao docente da ADUFPI.

Galeria

Busca Adufpi

Sistema Adufpi

Contatos Adufpi

Último Informativo

Informativo Adufpi 2017

Adufpi Facebook

Links Úteis