19ª Copa do Mundo de Futebol

Maio 20, 2010, 12:24 p.m.

De 11 de junho a 11 de julho próximos, a África do Sul sediará a 19ª. Edição da Copa do Mundo. Trinta e duas seleções nacionais, divididas em oito grupos, participarão deste segundo evento esportivo mais importante do planeta (depois das Olimpíadas), o primeiro realizado na África.

A seleção brasileira está no topo do ranking da Fifa e é considerada uma das favoritas. Das 18 Copa já realizadas, em dez vezes o Brasil ficou entre os quatro melhores: venceu cinco vezes, foram duas vezes vice-campeãs duas vezes terceiro colocado e uma vez quarto.

Única seleção a participar de todas as Copas e a única a faturar dois títulos em outro Continente (1958, na Suécia, 2002, Japão) *, o Brasil jogou 92 partidas, com 64 vitórias, 14 empates e 14 derrotas. Marcou 201 gols e sofreu 84. O maior artilheiro de todas as Copas, com 15 gols, é o brasileiro Ronaldo.
 
As outras seleções com maior desempenho são a Itália com 4 títulos, Alemanha, com 3,  Argentina e Uruguai com dois. Inglaterra e França venceram uma vez cada uma. No total, a América do Sul e a Europa empatam com nove títulos cada uma.

Se o Brasil conquistar o hexacampeonato este ano na África do Sul, uma hipótese bastante plausível poderá ampliar bastante sua hegemonia no futebol mundial, principalmente por que, em 2014, o país voltará a ser sede da competição.

Seja como for, a febre da Copa atinge o Brasil e o mundo. Um único dado atesta tudo isso: a última final da Copa, em 2006, foi assistida pela televisão por 1,1 bilhões de pessoas.

Comente agora

Busca Adufpi

Sistema Adufpi

Contatos Adufpi

Último Informativo

Informativo Outubro 2014

Adufpi Facebook

Links Úteis