Adufpi participa da Jornada de Mobilização de Aposentados realizada pelo ANDES em Brasília

Ago. 18, 2017, 3 p.m.

Docentes de todo o Brasil participaram da Jornada de Mobilização de Aposentados e Aposentadas realizada pelo ANDES-SN de 16 a 18 de agosto. Com o tema “Previdência e perdas históricas dos direitos de aposentadoria”, a Jornada foi fruto de uma deliberação do 36º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em janeiro deste ano na cidade de Cuiabá (MT). O evento aconteceu na sede do ANDES-SN em Brasília (DF).

A professora Lurdes Rocha ( Lurdinha) esteve participando do evento onde representou a Associação dos Docentes da Universidade Federal – ADUFPI. Segundo a docente, “o evento foi de bastante valia e contou com a participação de pessoas muito bem preparadas para discutir temas como as reformas da previdência e trabalhista, além disso foi discutido também os mecanismos que a sociedade poderia realizar para reverter o processo da reforma da previdência”. 

A jornada contou com uma vasta programação durante três dias. Na manhã do primeiro dia foi realizada a mesa de abertura do evento. Logo após, houve um debate  sobre "As perdas históricas de direitos dos aposentados e aposentadas”, conduzido pelo assessor jurídico do ANDES-SN, Leandro Madureira que relembrou os inúmeros projetos ao longo das décadas que alteraram a aposentadoria dos trabalhadores e trabalhadoras e, mais especificamente, do servidor público, como as Emendas Constitucionais (EC) 20/98 e 41/03. O palestrante explicou também a situação dos fundos de previdência complementar, como o Funpresp e falou ainda da PEC 287/16 e da contrarreforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional.  

Durante a tarde, os docentes aposentados foram ao Congresso Nacional. No dia seguinte, pela manhã, os participantes se encontraram na sede do Sindicato Nacional para trocas de experiências com o coletivo de aposentados e aposentadas das sessões sindicais. No último dia de evento, os docentes estiveram em um debate sobre as questões dos aposentados/as, com integrantes do GT Seguridade Social e Aposentadoria (GTSSA) do Andes-SN.

Ainda durante o evento a professora Lurdes Rocha protocolou um pedido de audiência pública sobre a criminalização dos movimentos sociais, que logo deverá ser atendido. Em parceria com a professora Lurdinha, o Senador Paulo Paim gravou um vídeo com palavras de solidariedade ao Paulo Carbonari e demais companheiros que estão sofrendo retaliações por apoiarem o Conselho Nacional de Direitos Humanos durante uma missão. Confira o vídeo no link abaixo.

Busca Adufpi

Contatos Adufpi

Último Informativo

Informativo Outubro 2014

Adufpi Facebook

Links Úteis