Professor da UFPI faz defesa de memorial acadêmico

Março 27, 2015, 4:57 p.m.

Dia: Março 27, 2015, 4:52 p.m.

O professor da Universidade Federal do Piauí, João Xavier da Cruz Neto, que faz parte do Departamento de matemática da instituição, defendeu na semana passada, a última etapa precedente para sua promoção na UFPI, o Memorial Acadêmico. A avaliação feita pela banca examinadora externa, é uma das etapas para promoção à classe de professor titular. O cargo corresponde ao topo da carreira acadêmica e o acesso acontecia antes, por meio de concurso público de provas e títulos, no qual somente podiam se inscrever os detentores do título de doutor.

O Memorial acadêmico, tem o objetivo desse documento é fazer um breve resumo de toda a vida acadêmico da pessoa. De acordo com o chefe do Departamento, Jefferson Leite, que acompanhou a comissão que elaborou os critérios para a promoção de classe na UFPI, o processo avalia rigorosamente o desempenho do docente. "A promoção à classe de professor titular de carreira ocorre mediante a análise de relatório de atividades dos últimos dois anos na Classe Associado, Nível 4, seguida de Defesa de Tese Acadêmica Inédita ou Memorial Acadêmico, como foi o caso do professor João Xavier da Cruz Neto. A classe de Professor Titular possui nível único, diferente das demais", explicou.

O professor João Xavier da Cruz Neto foi avaliado pelos professores Rodney Carlos Bassanezi (UNICAMP), Ronaldo Alves Garcia (UFG), Orizon Pereira Ferreira (UFG) e Luquesio Petrola de Melo Jorge (UFC), obtendo mais de 400 pontos na avaliação. Na UFPI, o discente ocupou vários cargos administrativos e colaborou para vários trabalhos científicos incluindo a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. A defesa foi acompanhada pela comunidade universitária da UFPI.

Chefe do Departamento de Matemática e a banca que examinou a defesa de João Xavier foi composta por professores da UFC, UNICAMP E UFG, respectivamente.

 

 

 

Autor: Ascom ADUFPI

Busca Adufpi

Contatos Adufpi

Último Informativo

Informativo Outubro 2014

Adufpi Facebook

Links Úteis