Pular para o conteúdo

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Nessa data, e todos os dias, devemos denunciar que milhares de crianças e adolescentes  sofrem, muitas vezes silenciadas, com abusos e explorações sexuais.

O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro, conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Nessa data, e todos os dias, devemos denunciar que milhares de crianças e adolescentes  sofrem, muitas vezes silenciadas, com abusos e explorações sexuais. Ao denunciar estes crimes se constrói possibilidades para que agressões dessa natureza não ocorram mais. Os principais canais de denúncias são: o Disque 100, Delegacias e Conselho Tutelar nos municípios . Estamos junto nessa luta!